Apesar de sabermos que a fotografia é o mais importante quando se fala em divulgação de imóveis, muitas empresas imobiliárias e particulares colocam fotos inadequadas: desfocadas, com roupas ou objetos espalhados, espaços desarrumados, entre outros.
PREPARAÇÃO DOS ESPAÇOS
Antes de fotografar o imóvel verifique o estado em que está, se tiver mobilado tente organizá-lo um pouco como se fosse um cenário. Se estiver vazio, abra as janelas e aproveite a luz natural, se necessário acenda as luzes e verifique o estado da pintura e a limpeza do chão.
ORGANIZAÇÃO LÓGICA DAS FOTOGRAFIAS
Quando faz uma visita a um imóvel com um cliente não entra pela casa de banho, pois não? Ou pelo quarto? Não, entra pela porta que provavelmente vai dar a um hall ou a uma sala. Quando for tirar fotos a um imóvel, faça o trajeto como se estivesse a fazer uma visita com um cliente, passe por todas as divisões da casa de uma forma sequencial. Ao publicar as fotos tenha apenas atenção para que estas fiquem na mesma ordem.
ATENÇÃO A CASAS DE BANHO E COZINHAS
Na cozinha, manter o menor número de objetos ou máquinas em cima da bancada e da mesa de refeições, tudo o arrumado e limpo possível.
OS ÂNGULOS DAS FOTOS
DÊ IMPORTÂNCIA AOS PORMENORES, SÃO OS PORMENORES QUE VENDEM MAIS!
O QUE PENSAM OS CLIENTES
Perguntámos a vários clientes qual a importância das fotos dos imóveis para eles, em que as respostas foram unânimes:
"Como é que a pessoa pesquisa o imóvel que quer comprar? É simples, nós pesquisamos e procuramos na internet, nos portais imobiliários, com campos de limitação tais como o preço e a região que se deseja. Da busca aparecem uma série de anúncios e a primeira coisa para onde olhamos indiscutivelmente é para a foto principal e só depois para o preço. Se a foto nos despertar a atenção abrimos o anúncio e começamos a explorar. Temos plena consciência que provavelmente não compramos uma qualquer outra casa e eventualmente melhor, pelo facto de a foto inicial não nos despertar a atenção.”
Como podem constatar, a imagem é importantíssima para vender o imóvel. Através dela, o cliente desperta o desejo de visitar ou saber mais informações sobre o imóvel e, até mesmo, entender que o mesmo não atende os requisitos que ele desejava.
Fotógrafos que trabalham com agências imobiliárias de topo, há mais de 10 anos dão as dicas de como fazer uma boa fotografia para ajudar ter sucesso na venda dos imóvel:
1. Procure sempre fazer as fotos seguindo uma sequência lógica da forma como fazemos uma visita ao imóvel. Comece pela melhor parte do imóvel. A primeira foto será aquela que vai fazer com que as pessoas abram o seu anúncio.
2. O imóvel tem que estar arrumado. Talheres, objetos da cozinha, tudo que não tem um valor cultural ou artístico, e se tiver um gosto meio duvidoso, é para tirar.
3. Ao fotografar casas de banho, a sanita tem que ter o tampo fechado e deve fazer as fotos apenas do tampo para cima. As toalhas têm que estar dobradas e sem papel higiênico à mostra.
4. Tudo que agrega valor ao imóvel tem que ser mostrado. Se do imóvel se avistar Escolas, Transportes públicos, Parques, Jardins, rios, lagos, vistas desafogadas, etc… registe tudo, não só desperta a atenção para o imóvel como também o valoriza mais.
5. Acenda todas as luzes de casa, mesmo durante o dia, e mantenha o flash da máquina fotográfica sempre ligado.
6. Mostrar a porta e o aro das portas são erros comuns na tentativa de fazer a foto com todo o ambiente. Faça com que não apareça a porta e aro.
7. Sem lentes especiais e com uma máquina fotográfica digital simples também é possível fazer imagens com amplitude. É importante não deixar aparecer nas fotos elementos limitadores, como o aro das portas ou a linha do teto.
8. Nas casas de banho não deixe à vista embalagens, como cremes, perfumes e pastas de dente em cima da pia.
9. Nas casas de banho remova as toalhas que tiverem penduradas e se tiver um toalheiro coloque-as no mesmo e dobradas. Quanto menos objetos aparecerem nas fotos, mais o seu cliente vai gostar.
10. Não foque os tetos e pisos. Tire fotos do espaço completo, foque na área dos espaços.
11. Se o espaço tiver janelas e você tirar fotos durante o dia, abra-as e deixe a claridade ajudar na a fazer a fotografia. Mesmo com bastante luz, ative o flash da sua máquina fotográfica, pois a foto sairá melhor e mais nítida.
12. Na cozinha, tire todos os panos de cozinha e objetos muito grandes ou muito coloridos. Uma visão mais clean tem mais hipóteses do cliente gostar.
13. Evite deixar em cima da bancada, detergentes, potes, talheres e panelas em cima do fogão. Recolha todos os itens deste espaço e guarde num armário, sem deixar à mostra nas fotos.
14. No exterior nunca tire fotos num dia chuvoso ou nublado, mais vale aguardar uns dias pelo sol e tirar excelentes fotos do que colocar fotos com tempo mau e não ter contactos.
15. No exterior tirar fotos com a área envolvente limpa, sem ervas altas e sem obstáculos ou lixo no exterior.
16. Tire pelo menos 60 fotos e escolha 20 para colocar no seu anúncio.
EXEMPLOS DE FOTOS
A qualidade das fotos é muito importante na hora do primeiro contato com os clientes. Vamos mostrar a influência que elas causam na hora de despertar interesse, como fotos ruins podem acabar denegrindo a imagem do seu imóvel e o cliente nem querer ver o seu anúncio.
A aparência neste caso, é essencial, pelo simples fato de ser o primeiro contato do cliente com a casa ou apartamento em que poderá estar interessado. O cliente precisa de sentir vontade de conhecer e obter mais informações sobre o imóvel.
ALGUNS EXEMPLOS DE FOTOS QUE NÃO VALORIZAM O IMÓVEL
Se tiver em casa símbolos clubistas, políticos ou religiosos, faça o que fizer mas nunca, nunca mesmo os coloque num anúncio para comercialização de um imóvel, estará a preconceituar-se e a limitar drasticamente o interesse no imóvel.
FOTOS QUE VALORIZAM O IMÓVEL
APLICATIVOS PARA EDIÇÃO DE FOTOS
O software mais conhecido de edição de imagens é o Photoshop, desenvolvido pela Adobe. No entanto, para quem não conhece muito bem o programa, pode ser um pouco trabalhoso e difícil utilizá-lo para melhorar as fotografias do imóvel, para além dos custos associados.
Para fazer pequenos ajustes nas cores, sombras e luminosidade, existem diversos aplicativos fáceis de usar no próprio smartphone. A maioria possibilita também mudar o tamanho, cortar a imagem ou incluir marca d’água na fotografia. Alguns apps disponíveis tanto para Android quanto para iOS são: Compressor, Fotosizer, Image Batch, Pixlr, SumoPaint e Add WaterMark.
Os aplicativos podem não fazer milagres nas fotografias, mas ajudam a corrigir pequenos detalhes nas imagens antes de as incluir no anúncio. Após a edição, selecione as imagens e organize-as numa ordem lógica. Apresentar o imóvel em imagens na mesma ordem que a pessoa veria se estivesse no local é uma boa alternativa. Assim, siga a ordem natural com a foto da fachada, garagem, sala, cozinha, quartos etc.
Com os avanços tecnológicos, além das fotografias, é possível investir em imagens e vídeos 360º e até utilizar a realidade virtual para auxiliar quem deseja encontrar uma casa. Com dedicação e um pouco de paciência é possível aprimorar as imagens e criar um ótimo anúncio.
Comprar um imóvel é uma decisão extremamente importante na vida de alguém, por isso, antes de fechar uma negociação o cliente procura várias opções, e é bombardeado por uma série de publicidades e acabam por se destacar os imóveis cujos anúncios têm fotos com melhor qualidade e visibilidade.
NÃO SE SENTE À VONTADE PARA TIRAR FOTOS?
CERTAMENTE TEM UM FAMILIAR QUE AJUDA!